Pular para o conteúdo principal

Tutorial de como Medir a Glicemia do Sangue


    Abaixo veja a sequência fácil para se medir a glicemia no sangue. Atualmente existem inúmeros aparelhos portáteis que retornam o resultado quase que instantaneamente, esse aparelhos são muito fáceis de usar e podem ser adquiridos em qualquer farmácia, com um custo relativamente baixo.
Com uma pequena gota de sangue, retirada da ponta do dedo, a glicemia capilar é medida pelo aparelho glicosímetro.

Material Necessário


    Para medir a glicemia vamos precisar do Leitor (1) para a medição, a Tira ou Fita (2) que recebe o sangue para leitura e a Lanceta (3) para realizar a perfuração da pele, para retirada do sangue.
    Normalmente com o aparelho já vem o kit completo, contendo também o Disparador de Lanceta (4), que serve para conduzir a Lanceta e realizar uma perfuração perfeita, rápida, diminuindo a dor da perfuração, realizando uma penetração controlada retirando apenas a quantidade necessária de sangue para o teste, também o sache com Lenços Umedecidos (5) em álcool 70% (pode ser algodão ou gaze) para assepsia da pele, também para a limpeza do sangue e conter o sangramento.
Nota: os itens 2, 3 e 5 são descartáveis, ou seja, só são usados uma única vez e após o uso devem ser descartados.

Como Fazer

Lavar as mãos


  • Lavar as mãos e secar bem antes do procedimento

    Lave as mãos e seque bem, para evitar a contaminação do sangue com resíduos da superfície da pele.






  • Preparação da nova lanceta

    Retirar a tampa da lanceta, a qual pode ser encontrada em diferentes tamanhos e cores, conforme podemos observar na figura ao lado.


    
Caso tenha o disparador da lanceta, utilize ele para uma perfuração mais rápida e com menos dor.
Abra a "Tampa da lanceta" no dispositivo, encaixe a nova lanceta nele, retire a tampa protetora da agulha da lanceta e então recoloque a "Tampa da lanceta" do disparador.
Disparador de Lanceta
Ajuste a regulagem de profundidade da agulha no "Regulador de profundidade", se for a primeira vez coloque-o no máximo e então observe a quantidade de sangue que saiu do furo, para cada tipo de pele existe uma regulagem, se sair muito sangue, vá reduzindo a regulagem nas próximas medições, até achar a medida ideal (essa regulagem varia de aparelho para aparelho, em cada um deve ser revista).
Arme a mola no botão de "Armar a mola" e deixe de lado o disparador com cuidado para não acionar o "Botão de disparo".

  • Inserir a fita nova no aparelho


    
Inserir a fita observando a posição da correta na hora de encaixa-la no aparelho, normalmente o aparelho já liga sozinho e já reconhece a fita adicionada, entrando no modo de espera para receber o sangue para a leitura.

A fita só pode ser usada uma única vez, após a medição ela deve ser descartada.



Normalmente após a inserção da fita, a tela se acende automaticamente e aparece na tela do aparelho o símbolo em formato de uma gota, indicando que o aparelho já está pronto para realizar a leitura.





  • Limpe a área do dedo com o lenço umedecido


    
Passe o lenço umedecido na área do dedo escolhido para a perfuração, ou se tiver, gaze ou algodão com álcool 70%.







  • Espetar o dedo com a agulha da lanceta

    Realizar a perfuração com a agulha da lanceta, no local escolhido.

NOTA: Para evitar perfurar sempre o mesmo local, deve-se trocar de dedo a cada nova medição da glicemia capilar. Os aparelhos de glicemia mais recentes também conseguem medir o açúcar de sangue retirado do braço ou coxa, por exemplo. Alguns aparelhos de glicemia podem funcionar de forma diferente, sendo, por isso, importante ler as instruções de utilização do fabricante, antes de usar o aparelho.

Importante: certifique-se que a quantidade de sangue é suficiente para preencher toda a fita inserida no aparelho, caso tenha saído muito pouco sangue tente espremer suavemente em torno do furo, se não for suficiente terá que realizar uma nova perfuração em outro dedo, aumentando a profundidade da perfuração.
 
   
Se for colocado pouco sangue na fita, ou seja, se a fita não for completamente preenchida com o sangue, irá dar erro de leitura e a fita será perdida.



  • Colocar o sangue na fita do aparelho

    Assim que a quantidade de sangue for suficiente para preencher a fita,
posicione o dedo com o sangue encostado na ponta da fita, o sangue irá fluir para dentro dela. Aguarde até que toda a fita esteja preenchida com o sangue e então pode se retirar o dedo e limpar com o lenço umedecido em 
álcool, isso ajuda a parar o sangramento mais rápido.




  • Checar o valor do resultado no aparelho
 

   
Agora é só aguardar o resultado aparecer no aparelho, as vezes isso leva alguns segundos.

Tabela de acompanhamento da Glicemia
  Vale lembrar que é de total importância sempre se anotar o momento em que é feita a medição, pois o resultado está ligado diretamente com as refeições e o tempo decorrido após elas. Para entender melhor essa relação veja nossa tabela de acompanhamento de glicose no sangue, onde você verá um exemplo de como anotar e entender os resultados das suas medições. 
  Você também pode baixar e imprimir nossa tabela para acompanhamento e monitoramento da taxa de glicose no sangue, ou baixe o arquivo em Excel (tabela) para montar um histórico e ajudar ao seu médico a  entender e tomar decisões mais assertivas com o seu tratamento.
Tabela para acompanhamento de Glicemia




 




Quando Fazer

    É importante acompanhar esporadicamente os níveis de açúcar no sangue, mesmo que nunca tenha tido um diagnóstico de alteração, pois é importante iniciar o tratamento tão logo se tenha o primeiro diagnóstico e isso pode ocorrer com qualquer pessoa a qualquer momento, então o acompanhamento é indicado a todos, deve-se procurar um médico que indicará a frequência que melhor lhe cabe, pois isso varia de acordo com as predisposições de cada um e deve ser investigado por um médico.
    
    Mesmo sendo indicado realizar a medição antes ou após as refeições, o seu médico pode solicitar a realização em outros momentos do dia, antes de dormir, atividades físicas etc. Isso pode ser necessário para verificar o comportamento do organismo em períodos diferentes, pois cada um pode precisar de regimes, medicamentos e dosagens diferentes e personalizadas.

Porque Fazer

    Como já mencionamos é importante o diagnóstico precoce o o início imediato do tratamento, pois tanto a hipoglicemia, como a hiperglicemia são muito prejudiciais e podem causar grandes danos a todo o corpo, podendo até levar a morte em alguns casos.

    Esse post é apenas para alertar e informar sobre o problema, sempre que possível procure um médico especialista que irá direcionar corretamente e com segurança.

Comentários

Mais vistas

Tabela para acompanhamento de glicose no sangue

Na tabela abaixo temos os valores de referência para os resultados dos exames, porém o correto diagnóstico e possível tratamento deve ainda ser feito por um profissional pois envolvem uma gama muito grande de variáveis que somente será corretamente interpretada por ele.  Baixe e imprima nossa tabela para acompanhamento e monitoramento da taxa de glicose no sangue, ou baixe o arquivo em Excel (tabela) para montar um histórico e ajudar ao seu médico a  entender e tomar decisões mais assertivas com o seu tratamento. Baixe aqui

Comer Saudável em Fortaleza

   Comer de forma saudável não é fácil aqui na capital do Ceará, pois existem muitas barreiras que tornam  esse habito desfavorável. Uma delas é o custo mais elevado dos produtos saudáveis, que se deve a vários fatores, como o clima e a cultura local de pouco consumo de vegetais, que elevam os preços devido a pouca demanda. Porém para uma vida mais saudável, é indispensável o consumo de vegetais, principalmente as hortaliças, para isso vamos à algumas dicas para melhorar sua alimentação. Alguns vegetais se adaptam melhor a nossa região, e outros são nativos região, isso torna-os mais baratos e com maior oferta no mercado, frutas como caju, manga se adaptaram bem a região, verduras como a alface crespa e a couve também, temos as raízes como inhame, procurar por esses produtos pode ajudar a reduzir o custo na hora de comprar esses vegetais. O caju é sem dúvida uma fruta que se adaptou muito ao nordeste brasileiro, vinda da Índia a fruta chega a ser confundida como de origem local, sua ca

Cultura da Alimentação da Mulher no Ceará

 De uma maneira geral, a cultura cearense na alimentação é baseada em muito carboidrato, inclui muitos grãos, farinhas e açúcares tudo com muito carboidratos. Essa herança cultural trouxe consequências diretas a saúde da mulher cearense que está entre as mais diagnosticadas com diabetes do Brasil. Além do hábito passado de geração a geração, também são vilões os novos costumes que trouxeram com a facilidade do dia a dia o "fast food", que também tem como grande maioria comidas com muito carboidratos e regadas a gorduras. Isso tudo somado ao sedentarismo, que a modernidade trouxe também, formaram uma verdadeira bomba relógio que já está explodindo para muitas mulheres aqui no Ceará. Uma alimentação saudável é fundamental para a prevenção do diabetes e do excesso de peso, uma dieta com pouco carboidrato é uma ótima opção para quem quer perder peso e prevenir o diabetes.

Estudo revela crescimento de casos de diabetes em População Feminina de Fortaleza no Ceará

Ministério da Saúde realizou um estudo onde foi levantado o aumento de 84% de casos de diabetes na população feminina, nos últimos 11 anos. O estou detectou que  8,1% das mulheres dizem ter diagnóstico de diabetes na capital. As mulheres na capital do Ceará apresentaram um aumento nos casos de diagnóstico médico de diabetes, segundo o estudo feito pelo ministério da saúde, houve um aumento em 84% dos diagnósticos. A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) foi realizada entre os anos de 2006 e 2017 e serve como um alerta para as mulheres de Fortaleza. O número de diagnósticos da doença em mulheres era de 4,4% há 11 anos, esse número passou para 8,1% em 2017.  Também houve um grande aumento nesse número entre os homens, mesmo sendo menor, o número de casos também subiu muito, sendo o aumento de 56,8% no mesmo período. A capital Fortaleza aparece como uma das mais elevadas em número de pessoas com a enfermidade, se

Omelete de Espinafre com Tomate e Queijo

Ingredientes: 4 ovos 1 xícara de espinafre fresco picado 1/2 xícara de tomate cereja cortado ao meio 1/4 xícara de queijo cottage esfarelado 2 colheres de sopa de leite desnatado 1 colher de sopa de azeite de oliva Sal e pimenta a gosto Modo de preparo: Em uma tigela, bata os ovos com o leite desnatado e tempere com sal e pimenta a gosto. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite de oliva em fogo médio-alto. Adicione o espinafre na frigideira e refogue até murchar, cerca de 2-3 minutos. Adicione os tomates cereja na frigideira e refogue por mais 1-2 minutos. Despeje a mistura de ovos na frigideira e mexa gentilmente com uma espátula até que os ovos estejam quase cozidos. Adicione o queijo cottage esfarelado por cima da mistura de ovos. Dobre a omelete ao meio e cozinhe por mais 1-2 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e os ovos estejam totalmente cozidos. Sirva a omelete quente. Nutrientes por porção (servindo 2 porções): Nutrientes Quantidade por porção Calorias 225 Pro